SULFATO – POR QUE NÃO USAR?

Com certeza já ouviu falar nesse nome, mesmo sem saber muito bem para que serve e porque deveria evitá-lo.

O sulfato é um ingrediente muito comum na composição de shampoos e sabonetes para a formação da espuma. Eles atraem água e óleo e, por isso, são conhecidos como detergentes. Os sulfatos limpam aumentando a carga negativa dos fios e, por isso, podem acabar ressecando os cabelos, deixando-os mais frágeis e até quebradiços, principalmente os fios naturalmente ressecados ou que sofreram danos químicos.

Quando descartado na natureza, o ingrediente interfere no desenvolvimento do bioplâncton. Em outras palavras, é tóxico para animais aquáticos.

Para saber como encontrar o composto nas fórmulas dos seus cosméticos, aqui vai uma lista de como pode encontrar:
Lauril éter sulfato de sódio, Lauril éter sulfonato de sódio, Sodium lauryl sulfate, sodium lauryl ether sulfate, sodium laureth sulfate, sodium dodecyl polyoxyethylene sulfate, sodium lauryl ethoxysulfate, sodium polyoxyethylene klauryl sulfate, monododecyl ester sodium salt sulfuric acid, sodium dodecyl sulfate, sodium lauryl sulfate, sodium salt sulfuric acid, sulfuric acid monododecyl ester sodium salt, sulfuric acid, sodium salt, sodium cetearyl sulfate, magnesium sulfate, ammonium lauryl sulfate, sodium trideceth sulfate, TEA-lauryl sulfate magnesium laureth sulfate, entre outros.

Uma opção para quem está fazendo essa troca, é testar os shampoos low-poo (shampoos com adstringentes), ou trocar por um shampo em barra.

Clean Beauty shampoo organic poo sem sulfatos

O Shampoo Organic-Poo 25/45 Souvie faz a limpeza com tensoativos suaves, sem usar sulfatos e sem perder eficácia. Para uma experiência de uso muito especial, o shampoo tem textura suave e uma fragrância cítrica adocicada, proveniente do óleo essencial de Capim-Limão e de um blend de óleos e extratos vegetais de cheiro adocicado. É importante ressaltar, ainda, que o produto faz pouca espuma. Então, a quantidade deve ser dosada aos poucos até que encontre a quantidade ideal para o seu cabelo.

Clean Beauty shampoo Mineral Gloss Elemento Mineral sem sulfatos

O Shampoo Mineral Gloss da Elemento Mineral limpa de forma natural e suave, contém ativos vegetais que potencializam a remoção de impurezas sem desidratar os fios e nem o couro cabeludo. Os resultados após o uso são percebidos por cabelos mais hidratados, mais soltos, mais brilhantes, macios e cheios de vida. Sua fragrância à base de óleos essenciais mantém os fios perfumados. Livre de sulfatos, Parabenos, PEG, EDTA, BHT, Silicones, Petrolatos, Corantes Sintéticos, Ingredientes de origem animal.

Clean Beauty shampoo sólido purificante da B.O.B sem sulfatos

O shampoo sólido purificante da B.O.B é uma barra de limpeza profunda que controla a oleosidade excessiva sem retirar a hidratação natural do couro cabeludo e dos fios.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.